GUARDIÕES DA GALÁXIA VOL. 2: Família estendida!
- Luiz Mello
- 23 de mai. de 2017
- 6 min de leitura
Bem-vindo a GUARDIÕES DA GALÁXIA Vol 2. Uma verdadeira mistura de Star Wars com o universo Marvel, somado a um walkman ligado com os hits dos anos 80 e uma boa dose de humor. O primeiro filme chegou em 2014 como uma aposta em um universo ainda não explorado, histórias ignoradas e personagens "desconhecidos", que devido ao sucesso alcançado, tornou-se um verdadeiro fenômeno, inclusive com relação aos personagens. Assim, o segundo filme chega as telonas com muita autoridade e liberdade para explorar um pouco mais a história e desenvolver melhor os personagens dentro do universo galático.
Os personagens são curiosos por suas peculiaridades e apesar disso conseguem gerar uma certa identificação com o espectador. A narrativa do filme insere tons dramáticos sem deixar a diversão de lado (Se você é um trintão, vai entender várias referências pop da sua infância). Assim, são estabelecidas motivações e características que aumentam a sinergia entre os personagens, porque apesar de Peter Quill ainda ser o personagem principal, todos os outros personagens possuem arcos pessoais que são explorados profundamente.
Logo no início, todos ficam encantados com o Baby Groot, um bebê em uma guerra no espaço. Drax, uma espécie de "tiozão do pavê" cósmico, ninguém controla a risada quando ele abre a boca. Também emerge sensibilidade para os desgastes emocionais de Gamora e sem esquecer do rabugento Rocket Racoon, o guaxinim que sofreu diversas intervenções genéticas e implantes cibernéticos, um personagem que conquista o público em cada cena.
Outro ponto chave do roteiro de Guardiões da Galáxia é a família — principalmente a relação entre pais e filhos. O cerne de tudo isso é a relação de Peter Quill e Ego — que se apresenta em várias camadas de profundidade, principalmente em relação a traumas da infância.
Como o assunto principal do filme gira em torno desse tema, isso se estende para os outros personagens.
A relação de Gamora e Nebulosa também se fundamenta na figura de Thanos, que apesar de não aparecer formalmente no filme, soa como uma presença constante, algo que já vai preparando o público para a Guerra Infinita. Yondu acaba sendo uma figura paterna na vida de Quill e vê em Stakar um mentor. Drax acaba ocupando essa posição familiar na vida de Mantis e Groot é o caçulinha de todos. Mais uma vez, Rocket é o deslocado do rolê que só quer ver o mundo pegar fogo, mas que no fundo sente a falta de um ambiente que o acolha como família, pois ele é o último de sua espécie.
É através dessas relações entre pais e filhos que Gunn desenvolve magistralmente a relação entre seus personagens e aprofunda a dinâmica do grupo, que logo será parte de algo maior do que eles conseguem enxergar no momento; quando a família biológica falha, a família estendida supre a necessidade. Todos os personagens se deparam com as suas dificuldades familiares, mas o filme revela que ainda há esperança.
Todas as famílias são falhas.
Falamos de uma verdade universal ao afirmar que as famílias não são perfeitas, pois ninguém é perfeito. As famílias tem suas crises, suas limitações, seus desencontros, seus desentendimentos e as suas dificuldades. Além do mais, vivemos em um contexto de desvalorização familiar, por pelo menos duas razões:
1. A família está descreditada na sociedade contemporânea, em meio a valorização do individualismo. Os seres humanos estão cada vez mais voltados para si mesmos e esquecem daqueles que estão a sua volta. Está em alta uma mentalidade voltada para o "meu"; meu dinheiro, minha vida, minha profissão, minha felicidade.
2. Em um contexto de ausência de referências , a família é atingida diretamente. Neste contexto, as crianças, adolescentes e jovens estão perdidos quanto a construção de relacionamentos saudáveis e de modelos adequados de paternidade, vida conjugal e relacionamento entre os membros de uma família.
Se a vida continuar desta maneira, nós veremos a extinção do desejo de fazer parte de uma família.
Se o cenário da família na sociedade contemporânea é esse, onde encontrar alivio e conforto?
O CONCEITO DE FAMÍLIA ESTENDIDA
A Bíblia além de valorizar o conceito "família" independente de suas falhas e tempos, ainda prepara um ambiente familiar para suprir a ausência da família; a família de Deus - Igreja. O povo de Deus servia como um símbolo da união entre pessoas falhas, que em algum momento se sentiam deslocadas de seu meio de convivência, mas ao encontrar o amor de Deus se deparavam também com o amor mútuo entre os irmãos.
Paulo afirma que, a partir do momento que nos rendemos a graça de Deus, não estamos mais solitários e perdidos, mas fazemos parte de uma nova família:
Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus. I Efésios 2:19
Nós somos adotados por Deus, mediante a fé, então não existem mais categorias, características, posição social ou identidade étnica que possa nos excluir desta família. Por causa do FILHO UNIGÊNITO somos aceitos na família de Deus.
Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. I Gálatas 3:26-28
Assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. I Romanos 12:5
É importante lembrar, que o ambiente eclesiástico não se propõem a ser um ambiente perfeito, mas um ambiente coerente com seus erros. Uma coerência que conduz ao arrependimento e perdão em meio as falhas. A igreja, assim como qualquer outra família, tem seus embaraços, seus impasses, seus desconfortos, mas a graça de Deus se manifesta através do Evangelho, nos conduzindo a busca contínua de um novo padrão de vida. Muitas pessoas se decepcionam com a igreja porque esquecem-se que ela é composta por seres humanos como todos os demais, e que a única diferença entre nós é o poder do evangelho que nos conduz a aprender e viver um estilo de vida diferente do contexto que nos cerca.
Naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. I Efésios 2:12,13
O próprio Jesus faz uma referência a essa nova família estendida, afirmando:
"Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?", perguntou ele. Então olhou para os que estavam assentados ao seu redor e disse: "Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe". I Marcos 3:33-35
Conforme a Bíblia, a própria essência da igreja é a de uma família estendida que expressa o grande e generoso amor de Deus que é derramado sobre nós. É no contexto desta família estendida que a sociedade encontra esperança no evangelho, no que Deus fez por nós através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, pois aprendemos com ele a viver nesta era presente de maneira sensata, justa e piedosa, enquanto esperamos a chegada plena do Reino de Deus.
A igreja é desafiada a ser a referência para as famílias do que é um casamento baseado na aliança conjugal, do que são pais comprometidos com a formação de seus filhos e filhos engajados em honrar a seus pais. Se nossa sociedade contemporânea não sabe o que é isto, então, que ela olhe para a igreja e veja o modelo disto em nós.
O filme retrata familiares preocupados com seu ego (literalmente) e outros familiares que não se tornam referência de pai, irmão, irmã e até mesmo filho. Por isso, se faz necessário encontrar união e segurança em uma nave espacial com um grupo de estranhos que salvam a galáxia. Petter Quill encontra um verdadeiro pai, Gamora e Nebulosa uma irmã, Drax supre a falta da família, Mantis descobre o significado da família, Yondu é recebido pela família, Groot é cuidado por familiares especiais e Rocket entende que é melhor se sentir amado. A família estendida renova a nossa fé na família verdadeira.
Além do mais, só para lembrar, Jesus deseja que a sua família seja reconstruída, esteja forte, em plena harmonia e sirva a Ele. A família é o projeto de Deus. Todavia, se isso não ocorrer na história, a família estendida estará lá para te ajudar na restauração da sua família e a amparar em momentos difíceis, sem se tornar uma concorrente, mas uma aliada no bem estar da sua casa.

Kommentare