top of page

JON SNOW: A verdadeira identidade dos discípulos

  • Luiz Mello
  • 16 de jun. de 2017
  • 6 min de leitura

Bastardo ou herdeiro? Esta é a maior dúvida quando falamos de Jon Snow, da série Game of Thrones. Ninguém sabe ao certo a respeito da sua origem e identidade.


Jon Snow é identificado na série como o bastardo de Ned Stark. Quando Eddard Stark volta para casa após a Rebelião de Robert, ele apresenta Jon como seu filho, sem nunca dizer a ninguém, nem mesmo a Jon, quem era sua mãe. Eddard tomou a decisão de criar Jon em seu castelo em Winterfell juntamente de seus filhos legítimos - causando tensão com sua esposa Catelyn Tully.


Jon viveu no castelo de Winterfell, assombrado por sua real identidade, e carregava em seu próprio sobrenome esse peso, uma vez que Snow, no Norte, significa bastardo. Ele carregou o fardo pesado de um bastardo que não conhece a sua verdadeira origem, sendo que enquanto menino, tudo o que ele mais precisava era de uma afirmação de identidade, tanto interna quanto externa. Além disso, ele conviveu com a indiferença da Sra. Stark, que nunca aceitou a ideia de conviver com o filho do seu marido com uma outra mulher. O desconforto vivido durante toda a sua infância é tão grande que leva Jon a não se referir a Ned como pai, mas como senhor, deixando claro que ele próprio não se considerava filho. Um exemplo disso está na cena em que são encontrados os cinco lobos, número correspondente a quantidade de filhos de Ned Stark, o que é claro, não incluía Jon.


Após diversos acontecimentos que acontecem durante a trama, Ned Stark aceita o convite de mudar-se para a cidade de Porto Real com o objetivo de assumir a posição de Mão do Rei e neste mesmo período, em busca de uma nova identidade e de melhores chances de glória, em razão da sua condição de bastardo, Jon Snow decide ir embora para a Muralha. juntando-se a Patrulha da Noite. Na conversa de despedida entre Ned e Jon o questionamento quanto à identidade do menino vem à tona e então Lord Stark diz:


"Você é um Stark. Você pode não ter o meu nome, mas você tem o meu sangue." ― Eddard Stark


Ned Stark lhe dá afirmação de identidade por DNA. Com sua resposta, ele expressa que não importa a origem de Jon, mas sim o sangue que corre em suas veias.


Apesar da identidade de Jon Snow ser afirmada aos poucos, sua origem ainda é um mistério para o próprio Snow e para os espectadores, a qual será revelada somente na última temporada, comprovando que ele é de fato um verdadeiro Stark.


A identidade de Jon Snow é comprovada externamente: por meio de aparência física, suas atitudes e caráter e é comprovada internamente: através de seu sangue, e ele fica próximo de descobrir a sua importante e verdadeira origem (SEM SPOILERS).


QUEM É VOCÊ?

O caso de Jon Snow nos leva a pensar sobre a nossa verdadeira identidade. Quem realmente é você? Este é um questionamento filosófico feito por todos nós em um determinado momento da vida, e de forma consciente ou não, sempre nos levará a uma resposta final. A verdadeira expressão de quem você é! Todos os seres humanos desejam descobrir quem realmente são nessa imensidão chamada universo.


Do mesmo modo, nós como cristãos somos questionados quanto a nossa verdadeira identidade, somos filhos legítimos de Deus ou possuímos uma identidade adulterada?


Por causa do pecado, a nossa natureza como imagem e semelhança de Deus se torna dividida, vivenciamos a tensão entre adorar a Deus e adorar as coisas criadas. Logo, a nossa identidade se torna manchada pelo pecado, nos fazendo filhos da ira (Ef 2.3). Porém, ao sermos redimidos e comprados pelo sangue de Jesus, recebemos uma nova identidade, a identidade de filhos de Deus (Ef 2.4-10). A própria Bíblia afirma essa identidade sendo formada em nós por meio do Espírito Santo.


O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16


A partir do momento que somos redimidos e transformados em filhos passamos a viver uma nova realidade, a realidade do reino de Deus. Com essa nova realidade passamos a experimentar uma nova identidade, uma identidade baseada no reino de Deus e nas coisas refentes a Deus. Somos, agora, cidadãos do reino de Deus. Nós somos transformados em discípulos de Jesus que vivem uma nova identidade.

A questão, no entanto, é: será que existe uma confirmação interna e externa da nossa verdadeira identidade em Cristo?


Como afirmaremos a nossa identidade como discípulos de Jesus?

Eu quero destacar três formas como essa identidade é confirmada internamente e externamente:



A nossa identidade é comprovada por meio de nossas atitudes.


Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus. Filipenses 2:5


Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus, tampouco quem não ama seu irmão. 1 João 3:10


Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.

1 João 2:5,6


Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35


As nossas atitudes revelam se nós realmente vivemos como filhos de Deus. As nossas atitudes não nos tornam filhos de Deus, mas uma prova de que pertencemos a ele. Paulo e João nos ajudam a olhar para dentro de nós e avaliar o que temos produzido em atitudes. Temos expressado a Jesus Cristo ou a nós mesmos? Como tem sido a sua atitude diante das pessoas e diante de Deus?


A nossa identidade é comprovada por meio de nosso caráter.


Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus. João 1:12-13


Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Gálatas 3:26-27


Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo, para que sigam os seus passos. "Ele não cometeu pecado algum, e nenhum engano foi encontrado em sua boca." Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça. 1 Pedro 2:21-23


O nosso caráter revela se nós realmente vivemos como filhos de Deus. O caráter é aquilo que as pessoas dizem ao seu respeito quando não estão na sua presença e aquilo que você é quando ninguém está te vendo. O nosso caráter não nos torna filhos de Deus, mas uma prova de que pertencemos a ele. Paulo, em Gálatas, afirma que fomos revestidos de Cristo, ou seja, fomos formados pela identidade e caráter dele.


Temos expressado a Jesus Cristo ou a nós mesmos? O que as pessoas dizem ao seu respeito? Você é a mesma pessoa em todos os ambientes?


A nossa identidade é comprovada por meio de nosso DNA.


Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Mateus 26:28


Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus! Romanos 5:9


Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Efésios 2:13


Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Efésios 1:7


Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver, transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito. 1 Pedro 1:18-19



Antes de expressarmos as nossas atitudes e caráter como filhos de Deus, precisamos entender que só foi possível ser chamado de filho, porque fomos comprados e redimidos pelo precioso sangue de Cristo. O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. O sangue de Jesus nos permite sermos chamados de filhos amados do Pai.


Jon Snow carregou o peso de não saber realmente a sua identidade. Você pode estar sobrecarregado ao viver com uma múltipla identidade, mas saiba que Jesus deseja aliviar o seu fardo revelando a você a sua verdadeira identidade: a de um desconhecido que se tornou um filho amado.

 
 
 

Comments


RECENTES

bottom of page